quinta-feira, 11 de julho de 2013

EXÉRCITO CHINÊS É ACUSADO DE ESPIONAGEM CIBERNÉTICA

Júlio Mosquéra / Jorge Pontual
Nova York, EUA

O Exército Popular da China foi acusado nesta terça-feira (19) de praticar espionagem cibernética, roubando propriedade intelectual de grandes empresas.

A investigação que levou à acusação contra os chineses é uma das mais completas e detalhadas já realizadas sobre o assunto. O relatório de 60 páginas foi feito por uma empresa de segurança cibernética americana e divulgado pelo jornal The New York Times.

O trabalho detalhou a ação do mais sofisticado grupo chinês de hackers, piratas da internet que atuariam a partir de um prédio em Xangai, sede de um comando militar do governo da China. Segundo o relatório, o grupo é responsável pela maioria dos ataques a organizações americanas nos últimos sete anos.

Entre elas, estariam empresas estratégicas de água, energia e petróleo. Os hackers teriam roubado também informações sigilosas de agências do governo dos Estados Unidos.

O próprio New York Times foi vítima da ação de piratas da internet e acusou a China de envolvimento. Hackers atacaram computadores de 53 funcionários e invadiram contas de e-mail do chefe do escritório do jornal em Xangai, que tinha feito uma reportagem sobre o enriquecimento da família do primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao.

Autoridades em Washington disseram que o relatório é consistente com investigações feitas pelo serviço de inteligência dos Estados Unidos.

O porta-voz do Ministério de Relações Exteriores chinês negou qualquer envolvimento do governo com os hackers e colocou em dúvida a veracidade do conteúdo. "Já afirmamos várias vezes que os ataques de hackers são transnacionais e anônimos. Determinar suas origens é extremamente difícil”, disse Hong Li.

Nenhum comentário: